Autodidata, a criadora da marca Jaya uniu o macramê e sua paixão pelas pedras naturais

          Historiadora de formação, Bruna Azevedo – criadora da marca Jaya Macramê, trabalhou muitos anos como professora e realizando pesquisas na área. Nesse processo de trabalho sempre se dedicou a desenvolver atividades que eram essencialmente mentais e abstrata e, com o passar dos anos, sentiu necessidade de fazer algo que utilizasse as mãos para construir coisas mais concretas.
ocoletivo_outubro_-293.jpg
Fotografia por Davi Ribeiro / Mamute Lab
          A marca nasce então do gosto pelas atividades manuais, da necessidade em produzir coisas belas e também como uma forma de ajudar as pessoas, trazendo acessórios que, segundo a artesã, são também amuletos de cura. Ela acredita que o Universo pode nos trazer harmonia se soubermos ouvir seus pequenos sinais. As pedras escolhidas para a marca são, em sua maioria, lapidadas uma a uma por um pequeno artesão de Minas Gerais, e, sempre que possível, a artesã também traz algumas pedras importadas de outros países. Bruna diz que desde sempre foi apaixonadas por pedras naturais e intui que na natureza tudo tem seu porquê. Foi quando descobriu que cada pedra tem uma energia diferente e consequentemente uma serventia diferente. A inspiração da artista vem do mix de todas essas predileções e de todas suas vivências. Já com o macramê, sua relação foi autodidata:
“Aprendi e aprendo tudo sozinha. O macramê é uma técnica milenar utilizada por vários povos no mundo todo. Nessa técnica tecemos sem agulhas, usando apenas fios e nós para compor os distintos pontos que existem. A versatilidade da técnica é que mais me encanta, pois com ela podemos produzir desde grandiosas cortinas e wallhangers até pequenos e delicados acessórios”, comenta a artesã.
ocoletivo_outubro_-106.jpg
Fotografia por Davi Ribeiro / Mamute Lab
“Eu, como historiadora e amantes de acessórios com essa roupagem vintage e até mesmo medieval, utilizo do macramê e das pedras naturais e para chegar em um resultado bacana, trazendo essa minha inspiração histórica, por assim dizer, mas sem perder de vista a elegância da contemporaneidade. É muito legal poder vender para as pessoas acessórios que, além de bonitos, trazem um cuidado para a saúde física, mental, emocional e energética”, complementa Bruna.
Para a artesã, O Coletivo é um espaço muito especial onde ela pode encontrar outros produtores, criadores e empreendedores diferenciados para, juntos, levarem ao público suas criações que são essencialmente artesanais e feitas com muito carinho e cuidado.
ocoletivo_outubro_-91.jpg
Fotografia por Davi Ribeiro / Mamute Lab
          “Eu posso dizer que O Coletivo acaba atuando como uma plataforma muito legal na cidade porque dá visibilidade para pequenos produtores artesanais. Assim, fomenta a cultura da economia criativa de um lado, incentivando os produtores a ter cada vez mais variedades, e do outro, oferecendo ao público uma possibilidade diferenciada de consumo. Santos é uma cidade carente em alternativas de consumo. As pessoas acabam tendo que recorrer ao shopping ou grandes lojas quando precisam fazer compras. Com O Coletivo o público tem a possibilidade de experimentar outras alternativas de consumo mais consciente, o que reforça o conceito de economia local viva e fortalece a economia local.”, comenta a artesã.

          Jaya Macramê é uma marca muito querida no projeto e estará conosco novamente na edição do dia 12 de novembro lá no Kawabanga Snack & Bar. E olha só: a Bruna já publicou em suas redes sociais um dos lançamentos que vai levar para esta edição e nós garantimos: será imperdível! Confira tudo que vai rolar em novembro! É só confirmar sua presença no evento também: O Coletivo- feira de criativos: 12 & 26 de novembro no Kawabanga Bar. 

Confira as redes sociais da Jaya Macramê:
Facebook: /jayamacrame

Whatssap: (13) 9.9770.0034
 ——————————————————————————
Siga O Coletivo por aí:
 ——————————————————————————-
          Você tem um trabalho autoral e quer participar deste projeto também? Envie seu material e as informações da sua marca via mensagem lá na fanpage O Coletivo 🙂
Anúncios

Autor: O Coletivo

O Coletivo é um projeto focado no pequeno empreendedor, artesão e designer. Nosso intuito é divulgar artistas autorais, fomentar o movimento handmade e promover a economia criativa na Baixada Santista.

2 comentários em “Autodidata, a criadora da marca Jaya uniu o macramê e sua paixão pelas pedras naturais”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s