Conexão Chile > Brasil: mosaicos únicos em estilo livre com a Free Design

          Marcelo Marquez, o criador a frente da Free Design, é chileno e formado em designer de interiores e iluminação. Assim que chegou ao Brasil, há cerca de 4 anos, se deparou com um cenário político social e econômico difícil, e, após sua busca sobre o que fazer no país, se interessou pela arte do mosaico. O artesão acreditou e apostou no mercado quando notou ser uma arte muito admirada na cultura brasileira em função das nossas raízes portuguesas. Foi quando decidiu ir em busca das técnicas, o que o fez desenvolver uma forma própria de produzir as peças, com a ideia de criar itens versáteis para uso diário e não só como objetos de decoração. 

          A princípio, com a criação das primeiras peças, sua marca ainda não tinha nome. Marcelo estava mais preocupado em saber qual seria a reação das pessoas, se suas criações agradariam o público, se perceberiam o valor deste trabalho e se usariam também como decoração em suas casas.

          “A motivação veio da minha formação como desenhador, acredito que todos têm o direito de desfrutar do desenho e das suas formas.”  – acrescenta o artesão. 

ocoletivoSETEMBRO-3363_4500.jpg
Fotografia: Tatiana Lafraia / Mamute Lab

 

          No Chile, sua pátria, trabalhou sempre na empresa de sua família, uma construtora. Na maior parte do tempo participando de obras licitadas para o governo e empresas de mineração, o que lhe deu a oportunidade de viajar bastante e conhecer pessoas dos mais diferentes lugares.

        Segundo o artesão, empreender é uma luta constante:

          “Essa é a verdade: Não creiam que trocar um emprego para formar seu próprio negócio será mais fácil, ou que vai ter mais tempo livre. É completamente sua a responsabilidade de dedicar-se e resolver os mínimos detalhes, desde o processo criativo até o processo de venda e pós venda . Agora, é claro, você estará envolvido com o seu universo e o que ama fazer, e isso não tem preço!”

ocoletivoSETEMBRO-3442_4500.jpg
Fotografia: Tatiana Lafraia / Mamute Lab

       

          Já participei de outros bazares na nossa cidade e a diferença do Coletivo é que é um encontro de artistas e criadores, todos empreendedores de alta qualidade no que fazem. A curadoria, que em Santos, é algo que a maioria dos bazares de Santos não se preocupa. Muitos ou quase todos os produtores de bazar estão preocupados em vender stands e não da qualidade deles. Ao contrário, no Coletivo, a preocupação da curadoria é com a qualidade e diferencial dos produtos e que sejam produzidos, de fato, artesanalmente. Muito disso porque a produtora do evento é também empreendedora da sua própria marca ,conhecedora deste negócio e das necessidades dos expositores. Isso dá a ela uma visão diferente do que é um bazar atrativo para o público. Para mim, tudo isso faz a diferença.” – complementa. 

ocoletivoSETEMBRO-3194_4500.jpg
Fotografia: Tatiana Lafraia / Mamute Lab

          Ao final do nosso papo, Marcelo aconselha: “Se decidir empreender, esteja preparado para muita luta e muito trabalho e às vezes também algumas decepções, mas se a sua arte – qualquer que seja ela, está em no seu coração, continue lutando, porque não há maior satisfação ver o seu trabalho nas mãos de pessoas que a admiram. Não tem preço”. Autodidata e sempre atento ao gosto dos clientes, Marcelo segue com suas pesquisas de mercado, está sempre se aprimorando e trazendo novidades no evento. 

          A Free Design – arte em mosaicos é uma marca que vale a pena conhecer de pertinho e é presença confirmada na próxima edição do Coletivo, dia 12 de novembro, das 15 às 21h no Kawabanga Snack & Bar.  Venha conhecer nossos expositores de pertinho e contribuir com nossa economia local, prestigiando artistas como ele! Já anotou na agenda? Fique por dentro de tudo que vai rolar em novembro e siga a gente nas redes sociais:
+ Instagram: @ocoletivoprojeto 
Facebook: O Coletivo
+ Portal: www.ocoletivoprojeto.wordpress.com  

           Ah! E você encontra os produtos da Free Design mensalmente e ao vivo na feira  O Coletivo e também nas redes sociais da marca:
+ Instagram: @mosaicos_freedesign

 

 

Anúncios

Autor: O Coletivo

O Coletivo é um projeto focado no pequeno empreendedor, artesão e designer. Nosso intuito é divulgar artistas autorais, fomentar o movimento handmade e promover a economia criativa na Baixada Santista.

Uma consideração sobre “Conexão Chile > Brasil: mosaicos únicos em estilo livre com a Free Design”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s